ENDOSUL - Abordagem clínica sobre o metabolismo ósseo marcou o segundo dia - clique aqui e leia mais

Abordagem clínica sobre o metabolismo ósseo marcou o segundo dia de atividades do Endosul

 

As apresentações feitas pelos endocrinologistas no Simpósio sobre Metabolismo Ósseo marcaram o segundo dia de atividades do 11º Endosul 2017 - Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul. O evento, organizado pela SBEM-PR (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná), acontece na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, e discute o diagnóstico, tratamento e pesquisas relacionadas às áreas da endocrinologia.

 

O primeiro tema do simpósio foi tratado pela endocrinologista e presidente do departamento de metabolismo ósseo da SBEM, Carolina Aguiar Moreira. Ela abordou o hiperparatireoidismo e hipoparareoidismo, explanando sobre diagnóstico, sintomas, novas condutas e tratamentos. Disse que as doenças surgem pelo mal funcionamento das glândulas paratireoides, responsáveis  pela produção do PTH, hormônio principal da regulação da concentração de cálcio no sangue. Esses desequilíbrios podem ocasionar problemas nos ossos e músculos. Além disso, provocam complicações renais.

 

Na sequência, o especialista em endocrinologia e metabologia, Dalisbor Weber Silva, de Santa Catarina, falou sobre o tratamento da osteroporose e as melhores alternativas para os bifosfonatos, visando o  aumento da densidade mineral óssea e redução de fraturas. Fez uma comparação entre os medicamentos disponíveis no Brasil, sua aplicação e resultados.

 

A endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini, vice-presidente da SBEM-PR, encerrou o Simpósio de Metabolismo Ósseo, tratando da atualização sobre cálcio, vitamina D e oligeoelentos para a saúde óssea. Apresentou os benefícios das proteínas, Omega 3, cálcio, vitamina D e minerais para a saúde dos músculos e dos ossos e fez recomendações sobre o tratamento da osteoporose.

 

A galeria de fotos e as notícias podem ser visualizadas no www.sbempr.org.br/endosul

 

SERVIÇO
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
E-mail: sbempr@endocrino.org.br
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br|  www.facebook.com/sbemparana

 

Mais informações / Agendamento de entrevistas
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalistas responsáveis: 
Bebel Ritzmann - (41) 99957-1547 (bebel@ncacomunicacao.com.br)
Tatiana de Oliveira - (41) 99683-1524 (tatiana@ncacomunicacao.com.br)
www.ncacomunicacao.com.br