Notícias - Comissão de Ética da SBEM-PR é recebida no Ministério Público

Entidade médica revela preocupação com prescrição indiscriminada e inadequada de hormônios, que vem colocando em risco saúde da população

 

Preocupada com prescrição indiscriminada de hormônios para pacientes sem indicativo de insuficiências ou doenças hormonais, bem como a popularização de cursos rápidos ensinando profissionais de outras áreas da saúde como prescrever esse tipo de medicamento, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR) decidiu procurar o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) para buscar os caminhos para defender a parte mais frágil dessa equação: o paciente, que desconhece os efeitos colaterais e sérios danos que medicações inadequadamente receitadas podem causar ao organismo.

O uso indevido de hormônios para fins estéticos, sob a promessa de ganho fácil de massa muscular e também como um recurso antienvelhecimento não é algo novo. Mas a falta de fiscalização e controle sobre o que é divulgado através da internet tem alimentado condutas antiéticas e perigosas à saúde da população.

Recebidos pelo procurador de Justiça Marco Antônio Teixeira, do MP-PR, médicos da Comissão de Ética e de Defesa Profissional (CEDEP) da SBEM-PR relataram que é comum receberem pacientes com receitas de hormônios prescritas por profissionais de outras áreas, como dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos e terapeutas ortomoleculares. Há casos de associação inadequada de medicamentos capazes de provocar alterações metabólicas graves, prescrição indevida de terapias de modulação com hormônios bioidênticos para mulheres jovens, indicação de formulações para emagrecer, entre outras condutas de risco.

“Consideramos muito positiva essa primeira reunião com o Ministério Público e, juntamente com o Conselho Regional de Medicina vamos buscar as sanções àqueles que vêm colocando em risco a saúde do paciente”, disse o médico endocrinologista especialista em metabologia Vicente F. C. Andrade, integrante da SBEM-PR. Também participaram da reunião as endocrinologistas Rosana Radominski e Susan Telma Pacheco.

A sociedade esclarece que todo médico pode fazer o diagnóstico e a prescrição de medicamentos para qualquer doença, mas destaca que, dentre as especialidades reconhecidas no Brasil pela Associação Médica Brasileira, a Endocrinologia e Metabologia é a mais indicada para diagnosticar, tratar e acompanhar as doenças que afetam o metabolismo, sendo capaz de interpretar as variações hormonais que acontecem durante a vida, atuando na prevenção de muitas doenças.

 

SERVIÇO
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br|  www.facebook.com/sbemparana

Mais informações / Agendamento de entrevistas
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalistas responsáveis: 
Bebel Ritzmann - (41) 9957-1547
Tatiana de Oliveira - (41) 9683-1524
www.ncacomunicacao.com.br