Notícias - Folder educativo da SBEM-PR chama atenção para cuidados com o pé diabético

Dr. Otton Raffo falando da importância da educação em diabetes (Divulgação)

No Brasil, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores (pernas, pé, dedos dos pés) têm como causa o diabetes mal controlado

 

Com a proximidade do Dia Mundial do Diabetes, que é celebrado em 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR) chama atenção para importância da educação em diabetes. A entidade, que realiza uma série de atividades ao longo do mês para conscientizar sobre a importância da prevenção para evitar complicações, desenvolveu um folder educativo sobre um dos principais problemas que acometem portadores de Diabetes Mellitus: o pé diabético.

 

O folder foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Paraná (SBD-PR) e está disponível no site da entidade para impressão. “O folder de cuidados com o pé do paciente diabético tem uma linguagem bem simples e didática, muito útil para diabéticos, familiares e cuidadores”, afirma a endocrinologista Maria Augusta Karas Zella, da SBEM-PR. Ela explica que o material pode ser usado para educação continuada para os pacientes, auxiliando na prevenção e redução do número de amputações.

 

Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. A polineuropatia diabética (PND), uma complicação que afeta 50% dos pacientes, é o fator causal mais importante para as úlceras nos pés dos pacientes diabéticos, que precedem 85% das amputações.

 

A PND leva a insensibilidade e nos estágios mais avançados, deformidades. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores (pernas, pé, dedos dos pés) no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais. “Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer exames anuais para o diagnóstico precoce da PND são fundamentais para evitar complicações, e essas são apenas algumas das orientações do folder disponibilizado para médicos e pacientes no site”, finaliza a médica.

 

Para baixar o folder basta acessar o link abaixo:

CLIQUE AQUI!!!

 

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
E-mail: sbempr@endocrino.org.br
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br|  www.facebook.com/sbemparana

 

Mais informações / Agendamento de entrevistas
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalistas responsáveis: 
Bebel Ritzmann - (41) 9957-1547 (bebel@ncacomunicacao.com.br)
Tatiana de Oliveira - (41) 9683-1524 (tatiana@ncacomunicacao.com.br)
www.ncacomunicacao.com.br