Login Senha Esqueci a senha

Home › Ao público › Doenças

Ao público

Colesterol

O Colesterol é uma substância importante para a nossa vida, sendo utilizado na formação de vários hormônios, membranas celulares, bainhas neurais. Entretanto, quando elevado passa a ser prejudicial, levando a formação de placas e entupimentos vasculares ocasionando uma ameaça real para a saúde do coração.

Praticar atividade física regular, alimentação saudável com menor consumo de gordura e aumento consumo de fibras e combate ao tabagismo são medidas preventivas para evitar doença cardiovascular.

Desde 1948 vem se realizando estudos populacionais para avaliar causas de mortalidade. O aumento do colesterol é tido como um dos grandes vilões de doença cardíaca – o infarto do miocárdio. O que tentamos fazer hoje baseados nesses estudos do passado associados a novas evidências científicas é avaliar os critérios de risco de desenvolvimento de doença cardíaca. Por esta razão endocrinologistas e cardiologistas são muito incisivos em traçar metas de tratamento para cada população.

Pacientes diabéticos, com história de infarto e acidente vascular cerebral isquêmico pertencem a uma classe de pacientes considerados de alto risco para doença cardíaca e precisam tratamento específico para evitar a doença.  Infelizmente a aderência ao tratamento crônico é muito baixa, o que eleva a chance de desenvolver doença cardiovascular.


Dra. Maria Augusta Karas Zella
Endocrinologia e Metabologia
CRM 14264-PR


SBEM-PR - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional do Paraná
Av. República Argentina, 369 - cj. 1101 - 11º andar - Água Verde - CEP: 80240-210 - Curitiba/PR - Fone (41) 3343-5338