Campanhas - CAMPANHA DA TIREOIDE 2019 - Tireoide e Gestação

25 de Maio, Dia Internacional da Tireoide

 *Fonte: Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

 

 

 Semana Internacional da Tireoide 2019

 

O mês de maio chegou e o Departamento de Tireoide da SBEM dá início à divulgação da Semana Internacional da Tireoide. A mobilização acontece de 20 a 25 de maio e tem como tema “Tireoide e Gestação”. A coordenação está sob a responsabilidade das doutoras Patrícia de Fátima, vice-presidente do Departamento, e Fernanda Vaisman, membro da diretoria.

O presidente do Departamento, Dr. José Augusto Sgarbi, salienta que em tempos de “fake news” é extremamente importante que as sociedades médicas promovam campanhas de conscientização como a da tireoide. “As sociedades médicas têm um papel social de tirar as dúvidas da população sobre temas relevantes e levar a ela informação médica correta e ética sobre saúde. Esse é um papel que a SBEM Nacional e o Departamento de Tireoide têm procurado cumprir bem.”

A campanha da tireoide tem como objetivo orientar e chamar a atenção da população sobre as principais disfunções tireoidianas. Diversas atividades são realizadas para marcar a semana de conscientização e ampliadas para todo o país. De acordo com o Dr. José Sgarbi, assim como nos últimos anos, as ações são integradas e cooperativas com as Regionais da SBEM espalhadas pelo território nacional.

O médico reforça a importância dos esclarecimentos sobre a glândula, principalmente no período gestacional. Segundo ele, a maioria da população desconhece as questões que envolvem a tireoide neste período. “Os hormônios produzidos por essa glândula exercem papel marcante para o desenvolvimento saudável da gestação e do feto. Assim, alterações da função tireoidiana durante a gravidez podem se associar com complicações maternas e fetais. Este é o recado que queremos passar para o maior número possível de pessoas, para que elas possam multiplicar as informações corretas a alertar quem realmente pode estar precisando de algum cuidado maior”, concluiu.

 

A Preparação da Campanha
À frente da coordenação da campanha ao lado da Dra. Fernanda Vaisman, a Dra. Patrícia de Fátima contou que, desde janeiro, o trabalho vem sendo intensificado. Após reunião da diretoria do Departamento de Tireoide foram definidos o tema e os nomes dos possíveis parceiros para ajudar na confecção do material (folhetos, camisa etc).

A médica destacou, também, o apoio da coordenação de Campanhas Públicas da SBEM Nacional, que tem à frente as doutoras Erika Parente e Carolina Ferraz, e das Regionais da Sociedade. Em um trabalho em conjunto com as colegas, foi iniciada a divulgação via SBEM Nacional. “Fizemos os convites às Regionais e aos demais serviços de saúde do país e a resposta foi muito positiva. Tivemos adesão em massa, o que nos deixa confiantes em uma grande campanha.”

A partir do mês de maio foi iniciada a distribuição do material de divulgação e a elaboração da programação para a semana de conscientização. Diversos canais de comunicação estão sendo utilizados para orientar, esclarecer e informar os endocrinologistas sobre os últimos ajustes da campanha e ajudá-los na divulgação de suas ações. “O material está sendo distribuído para cada um. Essa preparação está fortalecendo ainda mais as relações com as Regionais e proporcionando uma troca de experiência muito agradável,” concluiu. 

 

 

A Campanha
Para marcar o começo da campanha, foi lançado um novo perfil nas redes sociais. A partir deste ano, a mobilização contará, também, com Instagram (@tireoidesbem). As informações e os esclarecimentos ficarão concentrados neste espaço, no site e nas demais redes sociais do Departamento.

Diversas ações para a população e para os profissionais de saúde começaram a ser realizadas pelo país e outras estão programadas ao longo do mês.

Vale lembrar que esse ano, no Facebook, os informes serão feitos apenas na Fanpage do Departamento, e não mais na Fanpage da Semana Internacional da Tireoide.

A Semana Internacional da Tireoide é organizada pelo Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pelo Dr. José Sgarbi, e conta com o apoio da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM Nacional e as Regionais. 

Para ver e fazer o download do folheto informativo da campanha, CLIQUE AQUI.