ENDOSUL - Nefropatia diabética requer avaliação periódica, alerta palestrante - clique aqui e leia mais

 

A programação do Endosul 2017 na manhã de sábado teve início com a conferência “Prevenção, diagnóstico e conduta terapêutica na doença renal no diabetes”, com Maria Tereza Zanella. A nefropatia diabética atinge cerca de 40% da população diabética e é hoje a principal causa da doença renal entre pacientes que passam por diálise, aumentando o risco de alterações cardiovasculares.

 

Durante a palestra, a médica, professora titular de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM) apresentou diferentes estudos sobre o controle de nefropatia, e indicou algumas situações que precisam ser observadas atentamente pelos médicos como o controle de glicemia e o controle da pressão arterial.

 

“É importante reduzir a pressão arterial para controlar a albuminúria e proteinúria, pois existe aumento de mortalidade principalmente entre as mulheres. Se não conseguir reduzir a proteinúria não conseguimos controlar a doença”, afirmou a palestrante se referindo a condição que apresenta proteínas na urina em quantidade acima do normal .

 

“Para prevenir o desenvolvimento e a progressão de nefropatia diabética o paciente necessita, periodicamente ser avaliado pelo endocrinologista que poderá fazer o diagnóstico precoce e orientar quanto a melhor forma de controlar a glicemia e proteger o rim”, salientou a palestrante.

 

Veja os destaques e imagens do congresso no site www.sbempr.org.br/endosul

 

SERVIÇO
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR

E-mail: sbempr@endocrino.org.br
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br|  www.facebook.com/sbemparana

 

Mais informações / Agendamento de entrevistas
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalistas responsáveis: 
Bebel Ritzmann - (41) 99957-1547 (bebel@ncacomunicacao.com.br)
Tatiana de Oliveira - (41) 99683-1524 (tatiana@ncacomunicacao.com.br)
www.ncacomunicacao.com.br