Campanhas - 01 de novembro - Dia de Conscientização da Acromegalia

Acro significa extremidade e megalia o aumento. A acromegalia se caracteriza pelo aumento das extremidades do corpo, como mãos, pés, testa, maxilar, nariz, lábios e língua. Em cerca de 95% dos casos a produção excessiva do hormônio de crescimento tem como causa um tumor benigno localizado na hipófise. Não costuma ser hereditária.

Além do crescimento das extremidades, a acromegalia provoca problemas como doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta e artrose, com uma redução significativa na qualidade de vida. A evolução é lenta e desde o início até o diagnóstico podem se passar entre 8 a 10 anos.

Dificilmente o paciente com a doença vai procurar primeiro o endocrinologista. Ele costuma procurar o ortopedista/ reumatologista devido dores nas articulações; o ortodontista porque a mandíbula e os dentes inferiores se projetaram para a frente dos dentes superiores; o neurologista devido dores de cabeça; o pneumologista devido apneia do sono; o cardiologista ou o clínico geral pela pressão alta; as mulheres costumam procurar o ginecologista devido alteração na menstruação.

Por isso, é tão importante que os profissionais de saúde se conscientizem da existência da acromegalia, e para os casos suspeitos façam o diagnóstico.

Para quem se identificou com alguma dessas características da acromegalia, é importante conversar com seu médico quando estes sintomas começarem a se manifestar. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, e o tratamento correto se iniciar, maior chance de controle da doença.