Notícias - Campanha 2023

A campanha “Descarte amigo – Agulha no Lixo é um Perigo” tem como objetivos alertar a população quanto aos riscos associados ao descarte incorreto de agulhas e seringas usadas em domicílio, assim como orientar a forma correta de fazê-lo. 

>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FOLDER <<

Lançada em 2020 por iniciativa da Associação *SEMPR Amigos (*Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná), tornou-se uma campanha permanente. 

Contando com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – regional Paraná desde a sua concepção, hoje também tem apoiadores como a SBEM Nacional, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Associação Paranaense de Hepatologia (APH), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), e Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). 

No mesmo ano em que a campanha foi lançada, foi sancionada a Lei 20.130, que instituiu a Semana Estadual de conscientização do descarte correto do lixo gerado no tratamento domiciliar do diabetes e outras doenças, a ser realizada anualmente na primeira semana de março.

Desde então, todos os anos o Governo do Estado do Paraná tem divulgado à população informações sobre como o descarte adequado dos materiais perfurocortantes usados no tratamento domiciliar de diversas doenças deve ser realizado, protegendo assim o meio ambiente e todos que manuseiam o lixo dentro de casa ou fora dela.

E
 a atenção ao descarte desses materiais não para por aí. Pela primeira vez estão sendo criadas normas técnicas envolvendo a logística reversa de perfurocortantes (dispositivos para aplicação de medicamentos e monitoramento de doenças) derivados de tratamentos de saúde realizados em domicílio. As regras vêm sendo elaboradas pela Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da qual a Dra Daniele Zaninelli (coordenadora da campanha) participa, representando a SBEM-PR e a Associação SEMPR Amigos. A engenheira Roseane M. Lopes Garcia de Souza (diretora da ABES-SP) está à frente desse importante projeto.

O material completo da campanha Descarte amigo - Agulha no lixo é um perigo está disponível aqui, clique e confira!