Campanhas - Endocrinologia e o Meio Ambiente

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e é uma data para reflexão sobre o que cada um de nós pode fazer.  Este ano, pela primeira vez, a SBEM Nacional, através da nova Comissão de Endocrinologia Ambiental e a Comissão de Campanhas, promove uma campanha pública para explicar à população sobre a ligação da Endocrinologia e Metabologia ao meio ambiente.

A Comissão de Endocrinologia Ambiental*, presidida pela Dra. Elaine Frade, selecionou imagens e conteúdo para explicar, por exemplo, sobre os cuidados em relação aos Desreguladores Endócrinos (Des). Os materiais foram baseados, também, em um documento conjunto com a Endocrine Society, que pode ser acessado neste link (livro em PDF).

Alertas sobre Sistema Endócrino
- O sistema endócrino é um dos principais elos do corpo com o meio ambiente. Eles interagem entre si, permitindo o desenvolvimento, a adaptação, a manutenção da saúde e dos processos corporais. 

- As glândulas endócrinas e os hormônios produzidos por elas são importantes para que o corpo se adapte às mudanças ambientais.

- Para permitir uma vida saudável, os hormônios devem ser liberados em quantidades apropriadas e as glândulas serem capazes de ajustar a liberação deles.

- Os DEs são substâncias químicas (não naturais) que interferem de alguma maneira na produção ou ação dos hormônios no organismo e têm importante impacto na saúde.

- A exposição aos DEs pode ocorrer em casa, no escritório, no campo, no ar que respiramos, nos alimentos que comemos e na água que bebemos.

- A maioria das pessoas está exposta aos DEs, através do consumo de alimentos e bebidas de embalagens que contenham BPA, que pode ser transferido ao alimento e o organismo acaba absorvendo.

- A exposição aos DEs pode interferir nas funções endocrinológicas, imitando ou bloqueando a produção ou a ação de um hormônio natural. 

- Uma variedade de problemas comportamentais, endócrinos e neurobiológicos pode surgir devido à exposição aos DEs. O aumento na prevalência de certas doenças endócrinas desenvolve-se em paralelo com o aumento da produção de produtos químicos. 

- Distúrbios hormonais da infância, obesidade, diabetes e infertilidade são alguns dos problemas que podem estar relacionados à crescente produção e utilização de produtos químicos.

- Uma vez que os DEs interferem na ação hormonal, a exposição a eles,  durante um período sensível do desenvolvimento humano, pode ter consequências imediatas ou futuras.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: SBEM Nacional