SBEM-PR Informa - Hormônios

hormonios.PNG

 

O que são Glândulas?
Uma glândula é um órgão que produz e/ou libera substâncias que tem funções diversas no corpo. Existem glândulas endócrinas e exócrinas. As glândulas endócrinas são as que produzem hormônios.

O que são Hormônios?
Hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas. Eles são verdadeiros mensageiros, que promovem ações nos órgãos e sistemas do corpo.

Existem vários tipos de hormônios, e cada um deles regula uma função. Conheça abaixo algumas das nossas glândulas e seus produtos:

:: Glândula Hipófise
Situada no cérebro, ela é o grande maestro do sistema endócrino. Ela produz diversos hormônios. Quando liberados, eles atuam estimulando ou inibindo a função de algumas glândulas. Ela produz ocitocina (um hormônio importantíssimo no trabalho de parto), o ADH (hormônio anti-diurético, responsável pelo controle do volume de urina), a prolactina (que é o hormônio da amamentação), GH (hormônio do crescimento), o LH e FSH (as ditas gonadotrofinas, que controlam a função ovariana e testicular), ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico - que controla a produção dos hormônios de outra glândula chamada adrenal, que responde a situações de estresse), e o TSH (hormônio tireotrófico- que controla a tireoide a distância).

:: Glândula Tireoide
Esta glândula fica na região do pescoço e produz o T3 (Triiodotironina) e o T4 (Tiroxina). Estes dois hormônios ajudam no controle de diversas funções, como a taxa de metabolismo, a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a menstruação, sono, força muscular, raciocínio, função intestinal, humor, entre outras. Existem doenças que cursam com a falta destes hormônios (hipotireoidismo) e outras em que há produção em excesso destes hormônios (hipertireoidismo).

:: Glândula Adrenal
Também chamada de supra-renal (porque se situa acima dos rins), ela produz substâncias que auxiliam no controle de respostas a situações de estresse (como a produção de adrenalina, noradrenalina e cortisol).

:: Ovários e Testículos
Os ovários e testículos produzem principalmente os hormônios sexuais (estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens). Eles controlam as funções sexuais e a capacidade de reprodução dos seres humanos.

:: Pâncreas
O pâncreas produz inúmeros hormônios. Os mais conhecidos são a insulina e o glucagon, que controlam a glicose no sangue. Na falta de insulina ou na resistência a sua ação, desencadeia-se o diabetes.

:: Glândulas Paratireoideas
Elas produzem o PTH, um hormônio que controla a saúde óssea. Ele atua sobre as células que renovam os ossos, trocando “osso velho”por “osso novo”.

:: Outras Glândulas
hipotálamo (uma pequena área do cérebro) também tem papel crucial no controle do sistema endócrino. Ele produz hormônios que controlam a própria glândula hipófise, e funções como a fome, o controle de temperatura corporal, sede, entre outras.

tecido gorduroso, além de funcionar como reserva de energia, produz hormônios como a leptina e adiponectina, que participam da regulação do peso e do controle do açúcar no sangue.

Tem dúvidas sobre hormônios? Clicando aqui, você poderá encontrar uma lista de médicos endocrinologistas habilitados a atendê-lo.

Dra. Ana Carolina Ossowski