A obesidade, doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, é uma importante condição que predispõe à maior morbi- mortalidade e tendo como etiologia múltiplos fatores. A prevalência desta patologia vem aumentando praticamente em todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas, somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
Muito se sabe sobre a obesidade, porém, existem poucos medicamentos para seu tratamento. A mudança de estilo de vida, tão importante para o controle do excesso de peso nem sempre é fácil sem o uso de drogas que auxiliem nisso. Até recentemente, no Brasil, as drogas existentes no mercado, liberadas pela Anvisa, eram a Sibutramina, o Orlistate e a Liraglutida. Em 19 de dezembro de 2016, a ANVISA aprovou o registro do Cloridrato de Lorcasserina Hemihidaratada que será comercializada no Brasil sob o nome de Belviq.
A Lorcasserina é um agonista seletivo do receptor serotoninérgico 5-HT2c. O estímulo desse receptor leva a um aumento na atividade serotoninérgica no sistema nervoso central (hipotálamo) gerando um aumento do catabolismo e modulando o balanço calórico, tendo como resultado controle da sensação de fome, saciedade e regulação do gasto energético.
A orientação de uso é para tratamento de pacientes com obesidade (IMC ≥ 30kg/m²) ou com IMC ≥ 27 Kg/m2 e doenças associada à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemia.
O tratamento efetivo da obesidade, com diminuição de peso na ordem de 5% a 10%, é bastante efetiva no sentido de combater as condições mórbidas que aumentam o risco cardiovascular e pode reduzir a mortalidade. Por isso, novas opções terapêuticas que auxiliem no tratamento da obesidade são tão bem vindas. O novo medicamento Belviq® (cloridrato de lorcasserina hemihidratado) será fabricado por Arena Pharmaceuticals – Suíça, e a detentora do registro do medicamento no Brasil é a empresa Eisai Laboratórios Ltda., localizada em São Paulo (SP), e poderá ser comercializada no Brasil em alguns meses , após a definição de seu preço.
Dra. Salma Ali El Chab Parolin - Médica Endocrinologista e Especialista em Metabolismo