A Anvisa publicou uma nova resolução sobre o controle de implantes hormonais manipulados, respondendo à necessidade de ajustes regulatórios à Resolução anterior.
A nova Resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo.
Importante ressaltar que essa nova resolução:
– Não aprova o uso de implantes hormonais
– Não diz que os implantes hormonais são seguros
Além disso, está proibida a propaganda para qualquer público e por qualquer meio, incluído cursos destinados a área médica, decisão importante para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais.
Uma novidade importante é a corresponsabilidade das farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por médicos. Essa medida reforça o controle e amplia a proteção para os pacientes.
Essa conquista é resultado da luta da SBEM e de outras 35 sociedades médicas, que atuam para garantir uma regulamentação mais rigorosa.
Para saber mais, veja a íntegra dos dois documentos:
Notícias - Posicionamento da SBEM e nova resolução da Anvisa sobre implantes hormonais manipulados