Notícias - Presidente da SBEM-PR recebe professor Michael Holick

Vitamina D - Novo posicionamento

Presidente da SBEM-PR recebe professor Michael Holick

A presidente da SBEM-PR, Silmara Leite, e a chefe do serviço de endocrinologia do Hospital de Clínicas do Paraná e vice-presidente da ABRASSO, Victoria Borba, receberam, na última sexta-feira (15), o renomado professor Dr. Michael Holick, da Boston University, para uma reunião clínica especial promovida pelo Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (SEMPR) e a SBEM-PR.
Durante a reunião, o professor fez importantes alertas sobre a vitamina D na saúde humana. O médico ressalta que pessoas saudáveis não devem fazer exames para dosagem de vitamina D. A indicação de exames é apenas para doentes crônicos ou que tenham condições que levem a deficiência. A recomendação atual é que adultos e crianças devem ingerir doses diárias de 1.000 UI a 2.000 UI, porém Holick recomenda que sejam suplementadas doses mais elevadas. 
Para pessoas obesas, a dose deve ser de 50.000 UI por semana. Já a reposição diária em gestantes e mães que estão amamentando é de 4.000 UI e, para bebês (0 a 6 meses) a indicação é de 400 UI a 1.000 UI, conforme recomendação médica.
Outro alerta de extrema importância é que o uso de vitamina D injetável não é recomendado, tanto que nos Estados Unidos essa forma de apresentação foi retirada do mercado.
A reunião contou com a presença de endocrinologistas de Curitiba e cidades próximas.