SBEM-PR Informa - Transgênero

transgeneros.PNG

Curitiba conta com dois ambulatórios multiprofissionais para atendimento de travestis e transexuais no PR.

1. O Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais (CPATT) está localizado na Rua Amintas de Barros, 816 - Alto da XV / (41) 3213-2449 / e-mail: cre.pesquisa@sesa.pr.gov.br . É vinculado ao CRE metropolitano da Secretaria de Estado da Saúde e foi habilitado pelo Ministério da Saúde (portaria Nº 2.803/2013) na modalidade ambulatorial, em 29 de dezembro de 2016. Este ambulatório atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados de todos os municípios do Paraná, exceto Curitiba que tem ambulatório próprio.

2. O Ambulatório para Pessoas Trans de Curitiba, vinculado à Prefeitura Municipal de Curitiba, que fica na Rua do Rosário,144, 6º andar, São Francisco, iniciou seus atendimentos à população transgênera no dia 22/11/2022.

O CPATT oferece acompanhamento psicológico, endocrinológico e de enfermagem visando integrar as dimensões psíquicas, sociais e biomédicas.  Prioriza-se o trabalho em equipe e o respeito às diferenças e à dignidade humana em todos os níveis de atenção.

Como funcionam
O acesso da população a esses serviços do SUS é realizado de forma ordenada e igualitária. O usuário procura a Unidade Básica de Saúde do seu território, é acolhido por um profissional de nível superior, que irá fazer o encaminhamento para o serviço especializado. Esses ambulatórios disponibilizam atendimento exclusivamente clínico para terapia hormonal e acompanhamento psicológico dentro do Processo Transexualizador.

Distribuição de medicamentos

Os hormônios são distribuídos gratuitamente nos dois ambulatórios. Três medicamentos foram padronizados. Para as mulheres trans: Valerato de Estradiol e Acetato de Ciproterona. Para os homens trans: a solução injetável de Undecilato de Testosterona.

Desafios
Um dos grandes desafios é ampliar e aprimorar a rede de atenção à saúde a esta população. Outro ponto importante é que muitas pessoas trans têm interesse em realizar procedimentos cirúrgicos dentro do processo transexualizador e que são previstos na Portaria MS número 2.803/2013, mas que até o momento ainda não são ofertadas no Paraná através dos serviços públicos

Números do CPATT
:: Pacientes cadastrados (total): 1091 (atualizado em 05/12/2023)
Homens Trans: 527 (48%)
Mulheres Trans: 564 (52%)

:: Pacientes Ativos no Ambulatório (total): 514
Homens Trans: 310 (60%)
Mulheres Trans: 204 (40%)

:: Faixa Etária: 55% tem entre 26 e 36 anos.

:: Escolaridade: 56% tem nível médio e 23% tem nível superior.

Números do Ambulatório de Curitiba
O número de pacientes atendidos no Ambulatório Trans de Curitiba no primeiro ano de atendimento foi de 329 pessoas até novembro/2023.
 

*Por Edna de Jesus Litenski Barbosa, atualmente, endocrinologista do Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais (CPATT), onde é responsável pela hormonização desta população. Dados atualizados em jan/2024.
*Com informações da Dra Cybele Castro, médica do ambulatório de Curitiba