SBEM-PR Informa - Dia Mundial da Obesidade - "Cuidar de todas as formas”

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade. “Cuidar de todas as formas” foi o tema escolhido este ano para levar ao público informações sobre essa doença que merece todo o nosso respeito. 

Hoje o mundo passa por uma colisão de pandemias, e a obesidade é uma delas. Problema crescente em todas as idades, muitas vezes passa despercebido ou recebe pouca atenção. Isso acontece por uma série de razões. Infelizmente ainda existem muitas barreiras, dificultando o reconhecimento da obesidade como doença crônica e progressiva que exige tratamento médico em longo prazo.

A obesidade pode se apresentar de muitas formas. Cada paciente carrega consigo um conjunto de diferentes fatores que promovem o ganho e dificultam a perda de peso. Sabemos também que a resposta de cada paciente a diferentes formas de tratamento é muito variável: alguns respondem bem à dieta e atividade física e outros não. Para cada medicamento (e até para a cirurgia) também são esperadas diferentes respostas quanto à perda de peso, e prever a reação de cada indivíduo não é uma tarefa fácil.

Outra dificuldade que os pacientes enfrentam é a enorme quantidade de desinformação presente na internet, o que faz com que muitos fiquem desorientados e se submetam a tratamentos que podem colocar a saúde em risco.

O papel do endocrinologista é conhecer as particularidades de cada paciente. Ao analisar o impacto do excesso de peso na saúde de cada indivíduo, o especialista poderá orientar a melhor forma de tratamento, obtendo resultados duradouros sem colocar a saúde do paciente em risco.

Está acima do peso? Procure um endocrinologista. Clicando aqui, você poderá encontrar uma lista de profissionais habilitados a atendê-lo. 

Veja também:
:: Cerca de 80% das Doenças Raras têm origem genética