Notícias - Entrevista Saúde Debate: obesidade, diabetes e coronavírus

Em entrevista ao portal Saúde Debate, as médicas endocrinologistas Maria Augusta Karas Zella, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Paraná, e a Dra. Silmara Leite, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explicaram os motivos pelos quais a obesidade e o diabetes são fatores de risco para a Covid-19.

Segundo a Dra. Maria Augusta, "o coronavírus tem uma penetrância no metabolismo do açúcar. A Covid-19 está relacionada ao aparecimento de diabetes até mesmo em quem não tinha diabetes, alterando glicemia em jejum. Quando vamos observar o quadro de diabetes nessa população, esses pacientes não tinham histórico de diabetes. Sem ser diabético, a Covid-19 já piora no metabolismo; o quadro em um paciente com diabetes leva à descompensação da doença", ressaltou.

A Dra. Silmara também lembrou que "a obesidade e o diabetes aumentam o estado inflamatório dentro do corpo. A obesidade gera uma maior resistência à insulina e um estado inflamatório maior. E o que acontece com o corpo, com a Covid-19, é uma tempestade inflamatória", comenta.

>> Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

Veja também:

:: Campanha "Só saia de casa pela sua saúde".

:: Entrevista CBN: hipertensos, diabéticos, obesos e a infecção por coronavírus