Campanhas - Semana Internacional da Tireoide 2021

De 24 a 28 de maio é comemorada a Semana Internacional da Tireoide. Considerada a ‘comandante’ do metabolismo, a tireoide é uma importante glândula para o bom funcionamento de vários órgãos e desempenha um papel fundamental em nossa saúde e bem-estar.

Neste ano, o tema da campanha é "A tireoide e o coração - #dosecerta”. Para que tudo funcione bem, é preciso saber a dose certa dos hormônios no organismo.

Tireoide e coração, qual a relação?
Os hormônios da tireoide agem diretamente no tecido cardíaco e nos vasos sanguíneos, causando alteração nos batimentos cardíacos, na pressão no interior dos vasos e na liberação de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina). Uma disfunção tireoidiana, tanto com excesso quanto como falta de produção adequada de hormônios tireoidianos, pode afetar diretamente o coração e o sistema cardiovascular.

O excesso de hormônios, também descrito como tireotoxicose, pode causar aceleração dos batimentos do coração e arritmias, e estas por consequência podem causar um derrame (ou acidente vascular cerebral). A falta dos hormônios (também conhecida como hipotireoidismo, e sua forma mais grave, coma mixedematoso) também pode prejudicar o coração.

Ação em Curitiba
Neste ano, cartazes espalhados em várias linhas de ônibus da cidade e em terminais fazem o alerta sobre diversos problemas no coração que podem ser causados pelo desequilíbrio na tireoide.

Acompanhe nosso Instagram e participe com a gente!

>> Tire outras dúvidas sobre a tireoide clicando aqui.